terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Curtas...
  • Estou pensando em imprimir uma camiseta assim: na frente, Eu acredito em reencarnação. Três linhas abaixo, E eu sou Cassandra reencarnada. Para terminar, nas costas: E o bunda mole do Apolo continua com dor de cotovelo.
  • Triste destino desses sul africanos, primeiro o apartheid, agora a bandidagem e um estupro cada 26 segundos.
  • < li>
  • Dia desses na record ( as vezes a vontade de escutar português na televisão nos obriga a cada coisa!!!) um desses bispos degenerados, balançava uma biblia como um louco possuido por algum espirito de porco depois de três comprimidos de LSD e dizia: Irmãos aqui esta a verdade e a fé! Mostrem a deus! Entreguem o que tiverem! liguem para o numero tal e façam a doação. Pensei ca com meus botões decididamente a unica forma de ficar rica logo e honestamente é sendo tesoureira do céu imaginario dos cristãos.
  • No meu novo emprego é assim, quem tem pirralho em casa não precisa trabalhar no fim de semana, e eu descubro uma nova e estupida forma de discriminação no trabalho, quem decide não parir menino porque não acredita no futuro do mundo trabalha mais que os outros.
  • Vou tomar outra coca cola que em março começo o regime.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vergonha e crime sem castigo

Três italianos de Nettuno, perto de Roma decidem que a noite que começou com alcool e drogas tem que terminar com chave de ouro então chegam na estação acordam na pancada o imigrante indiano que dormia por ali, enxarcam o pobre de gasolina e metem fogo. De acordo com a policia não foi uma agressão com fundo racial. Mas toda violência contra imigrantes numa sociedade onde os representantes civis apoiam a discriminação e demonizam o outro, o extrangeiro, o diferente, é uma agressão racista. Isto me lembra outro fato, que como bons brasileiros desmemoriados ja esquecemos, os filhos de papai que colocaram fogo num indio que dormia numa praça em Brasilia. Aqueles tampouco foram condenados, na verdade, coitados, eles queriam so se divertir um pouco, e pensando bem, a culpa é do indio, porque não foi dormir na casa dele? Tenho certeza que quando o fato na Italia sera resolvido pela lei a resposta sera mais ou menos a mesma.

Nujood Ali


Imagem da net

A guerra de Israel, o homem gravido e a sapatada no Bush

Uma conhecida brasileira que encontrei ontem no metrô me perguntou porque eu não cito certos fatos atuais de importância internacional no meu blog, e é verdade, eu so cito uma noticia de jornal ou um fato interessante quando acho que tenho alguma coisa a dizer e nem sempre tenho coisas a dizer ou opiniões prontas.
Por exemplo eu não falei de duas coisas que, sempre de acordo com a conhecida, foram fatos muito importantes em 2008: o Massacre perpetrado em Gaza por Israel e a historia que foi escândalo em jornais do mundo inteiro: o transsexual americano que ficou gravido.
Sobre a primeira noticia, acho que foi dito em jornais e por cronistas muito competentes e outros nem tanto tudo o que tinha que ser dito, essa abominação que é a atitude israelense em relação à Palestina não começou ontem e ainda que as fotos de crianças cruelmente assassinadas pelo exército israelense machucam o coração de todos nos, confortavelmente sentados no sofa da sala enquanto assistimos o sofrimento alheio do outro lado mundo, o que sempre me vem à mente quando penso no oriente médio é um ensaio fotografico feito ha anos por um fotografo que eu nem lembro o nome mas que fotografou refugiados palestinos que ainda tinham a chave da casa que tiveram que desocupar às pressas para servir de moradia aos novos colonos israelenses. A imagem daquelas fotos me lembra uma cena do belo filme A Lista de Schindler quando os alemães expulsam os judeus de suas casas na Polonia para envia-los ao ghetto. E sim, estou fazendo uma comparação. Não que eu ache que o Hamas seja uma boa saida para a Palestina, ao contrario, depois de anos de disputas internas e de corrupção crônica acho que esperaremos ainda pelo menos duas gerações antes de poder contar com uma politica solida e honesta na região, claro, sempre e quando Israel aceite a existência de dois estados lado a lado. E principalmente um corpo politico laico pois como ja disse a dois milênios o sabio revolucionario e cabeludo " a César o que é de César". Mas isso todo mundo ja disse por ai, então não é nada de novo.
Quanto ao transsexual gravido que decidiu com sua companheira de ser ele quem portaria no ventre o bebê tão sonhado pelos dois, sinceramente não vejo nada de excepcional. Primeiro de tudo porque não posso e não tenho direito de opinar sobre a sexualidade de outros individuos, porque acredito que as vezes nascemos com a alma de um gênero no corpo de outro e que se a unica solução para a felicidade e o equilibrio como ser humano é trocar de sexo eu sou completamente de acordo. E se biologicamente é possivel, por que não? De qualquer forma ele possuia ainda um aparelho reprodutor feminino e decidiu usar deste feito para fazer vir ao mundo o filho desejado. E ai entram todos aqueles que dizem absurdos sobre a criação da pobre menina, ou de como vai se sentir sabendo que foi gerada pelo pai, e a pergunta que me faço é: ser gerado pela mãe e viver numa familia heterossexual e unida, mesmo que aos trancos e barrancos é garantia de felicidade e estabilidade emocional? Eu acho que não, independemente se uma criança tem uma mãe e um pai, duas mães, dois pais ou so um dos genitores, é o amor, o carinho, a sensibilidade e o equilibrio que o transformarão num adulto pleno e feliz.
Agora tem duas coisas que eu deixei de lado e não deveria, porque realmente foram muito interessantes em 2008, Nujood Ali, a yemenita de dez anos que teve a coragem de pedir o divorcio sozinha, sem o apoio da familia num pais onde os costumes tribais misoginos são ainda as regras que regem a sociedade e a vida das mulheres e a coragem de haver exposto em publico as violências fisicas e sexuais que sofreu pelo marido e pela familia do energumeno.
A outra, que confesso, quando tudo da errado penso nela e começo a rir sozinha, foi a sapatada que o Bush levou no Iraq. Sei que o jornalista Nouri al-Malik foi o exemplo menos profissional do jornalismo em muitos anos, alias eu acreditaria nisso se eu fosse politicamente correta, mas não sou e acho que chega um ponto que o ser-humano não pode mais com tanta hipocresia assassina, e dai o jeito é jogar o sapato mesmo. E conto, que na minha cabeça o episodio me vem dessa forma: sabe quando a gente coloca um pratão de carne para descongelar no sol e tem que ficar atenta para o cachorro não vir roubar a carne? Pois é, a cena que vejo é essa, a guloseima ali na frente e o cachorro salivando para roubar tudo e a unica coisa a fazer é arrancar o sapato e tentar espantar o animal antes que ele destrua e roube tudo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Isa tem vinte anos, dentes enegrecidos pelo tabaco e a pele ressecada pelo frio e pelo vento inclemente que nestes ultimos meses nos assola em Paris. Ela veio da Romenia para "faire la manche", pedir esmolas nos centros turisticos da cidade e tentar desta forma sustentar a mãe e os dois filhos que ficaram no pais de origem.
Ela dorme no acampamento Rom na periferia de Paris. Sua casa é uma tenda, sua cama um velho colchão recuperado e suas roupas vem da caridade alheia.
Estes ultimos dois meses a temperatura esteve quase sempre abaixo de zero em Paris, e quando sobe um pouquinho a chuva toma conta de tudo.
Isa dorme na sua tenda, sem aquecimento, sem luz, sem companhia, sem nada.