segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sarkozy, Vichy e os Imigrantes

A noticia saiu ha algumas semanas nos jornais franceses, nos dias 3 e 4 de novembro proximo, a presidência francesa da União Européia reunira, por iniciativa de Brice Hortefeux, ministro francês da imigração e da identidade nacional (absurdo isso de identidade nacional não?) os 27 ministros europeus do Interior e da Justiça. Ele reunira esses senhores e senhoras em Vichy, capital francesa, durante a segunda guerra mundial, do regime pro-nazista e centro da deportação dos judeus aos campos de concentração.
E eu me pergunto, porque essa provocação? Porque instalar un sommet europeu sobre a imigração justamente na cidade reconhecida durante o governo Petain pelo racismo levado ao seu extremo? Qual é exatamente a mensagem que deseja passar o senhor presidente da republica e seus ministros?

3 comentários:

Anônimo disse...

e auqela notícia de na itália vão separar as crianças italianas das estrangeiras nas escolas? a desculpa é "não atrazar o processo de aprendizagem de quem fala o idioma fluentemente".

choquei!

Mr. Lekker disse...

O ministério chama-se, de facto, da imigração e identidade nacional?!? Deixou-se, em grande, o politicamente correcto e faz-se tudo às claras. Juntando-se uma crise económica de grande proporções parece-me que as coisas não vão ficar bonitas nos tempos mais próximos...

samya disse...

Sim, M. Lekker, eh absurdo mas eh da identidade nacional sim! E acho sinceramente, e isso venho dizendo desde muito tempo que um governo de direita e xenofobo como esses da de alguns paises da Europa atual servem acima de tudo para acordar o facista que mora no coração de alguns. Mesmo a relação entre as pessoas esta mudando, porque agora podem-se reconhecer como racista e isso ja nem eh assim tão grave...Alias eh muito incoveniente mesmo pra alguns europeus esses extrangeiros que "sao tao feios e cheiram mal" essa ouvi de uma amiga que quer mudar de casa pois seu bairro eh "cheio de paquistaneses e da ate tristeza sair e olhar pra eles".
UM abraço