sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Giovane, Bello e Abbronzato

Giovane, bello e abbronzato, foi este o comentario publico do primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi sobre a vitoria de Barack Obama.
A imprensa italiana e francesa esta gritando racismo indignada.

Morei quase cinco anos na Italia, conheci suficientemente os italianos para saber que em geral a cor da pele e a nacionalidade são a primeira coisa que eles julgam no outro.

Os italianos, tão indignados com o pronunciamento do premier, deveriam antes de tudo fazer um exame de consciência: em geral, a mesma regra de respeito que usam em relação a uma pessoa desconhecida não se aplica a um extracomunitario (expressão famigerada) ou a um "abbronzato", e isso nas relações de todos os dias.

Em geral, a cor da pele é fator determinante nas relações de confiança que pude viver e presenciar na Italia. Quantos de vocês italianos ou não, que conhecem a Italia, viram um negro ou um "abbronzato" trabalhando numa caixa ou diretamente com o dinheiro? Quantos viram um negro servindo num restaurante italiano? Eu disse italiano e não cubano ou brasileiro.

Então porque o tratamento deveria ser diferente da parte de um primeiro ministro, claramente racista, mas que foi votado pela maioria dos italianos?

Um negro para um racista, é sempre um negro. Presidente ou não.

Nenhum comentário: