segunda-feira, 20 de abril de 2009

Segundona!

Queria começar a semana falando de um filme tão bonito que assisti e que parece que pelo fato de ter ganhado um montão de Oscars esta na lista negra dos intelectuais e bem pensantes franceses. Que bobos! Slumdog é lindo, fala de violência, de miséria, de discriminação no seu sentido mais doloroso mas acima de tudo fala de esperança e de uma incrivel coragem, persistencia e confiança na vida.

Queria também falar sobre Germaine Tillon, esta fantastica antropologa francesa, que sem nunca se importar com carreirismos ou "fazer um nome" que deixou o ego numa caixa de sapato encima do guarda-roupa e provavelmente algum desavisado acabou jogando no lixo e por isso, mas não apenas por isso, foi uma profissional fantastica, uma resistente contra o absurdo de duas guerras, uma contra o nazismo e outra contra os argelinos, foi uma idealista que com um grupo de outros loucos idealistas, deu vida ao Museu do Homem que foi o primeiro centro de pesquisa cientifica e de amostra da antropologia no mundo. Um museu criado por homens e mulheres que acreditavam na igualdade da humanidade.

Queria também falar da experiência deliciosa que tenho sempre aqui na França, e tive na Italia também, com as mulheres Rom, que a despeito de não serem consideradas pela sociedade como seres humanos a parte inteira continuam a possuir essa força de carater que muitas pessoas respeitaveis nem com 20 anos de analise e dois empréstimos no banco para pagar o analista não conseguem.

Deveria fazer um post inteiro para falar sobre a violência moral e psicologica que vejo contra mulheres todos os dias, e como estas mulheres não reagem e pior, como relativizam essa violência banalizando os fatos.

Queria também falar do video curtinho que vi la no blog do Albino Incoerente que é a propaganda do nono festival de cinema independente de Buenos Aires e que esta delicioso, inteligente, doce, humano.

Não poderia esquecer também de tanta gente inteligente e talentosa que encontro cada dia na net, e que me fazer ficar viciada em alguns blogs, pessoas que pensam de forma diferente mas que todas tem em comum o fato de defenderem de forma brilhante o proprio ideal de um mundo mais decente.

Mas hoje é segunda - feira e vamos começar a semana com um pouco de leveza. Deixo a vocês com um dos homens mais interessantes que a musica latino americana ja conheceu.


2 comentários:

Tayná disse...

Sinto muito mas este virou nosso principal meio de comunicaçao!
Onde estás? Pq desligou?? estou no skype! bjos!

Tayná disse...

Pois te digo que a muito já ouvi está música e hoje te agradeço pois nao mais sairá dos meus favoritos!!
Obrigada!!